Patras Roditis

Recomendação Tintos&Tantos

Alfredo Santamaría Crianza

Um vinho branco encantador, de excelente qualidade e com muita história! Vale a pena conhecê-lo!

Produzido na Grécia, na península do Peloponeso, mais especificamente na região de Patras. Diz a lenda que era oferecendo vinhos da região de Patras que Júlio César cortejava Cleópatra! Será?

O Patras Roditis é um vinho branco elaborado com a Roditis Rosada, o que já faz desse vinho uma curiosidade, pois as uvas rosadas representam cerca de 2% do total de uvas cultivadas no mundo.

A Roditis, que é a segunda uva mais cultivada na Grécia, na verdade pode ser rosada ou branca, mas é raro encontrar Roditis Branca, hoje em dia.

E como essa uva é muito vulnerável às condições externas, ela apresenta resultados bem diferentes a depender do terroir. Em planícies baixas e terras férteis os vinhos ficam neutros e desinteressantes, e infelizmente há muita Roditis sendo cultivada ao nível do mar.

Mas não é o caso desse rótulo, tão interessante.

A Cavino, vinícola que produz o Patras Roditis, cultiva essas uvas em vinhas velhas localizadas nas colinas de Aegialia. E, quando as uvas vêm de vinhas montanhosas e de produção controlada, o vinho branco de Patras surpreende-nos com o seu nariz intenso e o seu sabor complexo. Esse é o caso desse elegante rótulo grego. Se você quiser saber como a idade das vinhas impacta na qualidade do vinho a ser produzido, clique aqui.

A safra que provamos do Patras Roditis, de 2015, foi produzida com cuidado extremo desde o início, com o manuseio cuidadoso das vinhas.

Além da fermentação alcoólica a baixas temperaturas, em tanques de aço inox, também contou com dois meses de amadurecimento sur lies, ou seja, em contato com as células mortas das leveduras, após a fermentação, a fim de proporcionar maior complexidade ao vinho.

Com 11,5% de teor alcoólico, a gente sugere que esse vinho seja consumido a aproximadamente 9°C, para garantir todo o seu frescor sem comprometer seus aromas. Se quiser saber mais sobre a influência da temperatura do vinho nas nossas sensações, clique aqui.

Uma boa sugestão para acompanhar o Patras Roditis são peixes crus e ceviches das mais variadas receitas, com peixes crus e frutos do mar marinados em limão. Ou então, junto com uma generosa porção de mariscos ao vinagrete! Sem falar em carnes brancas, que também são muito bem-vindas ao seu lado.

Para encontrar o Patras Roditis, procure pela importadora Winelands, que é quem traz esses vinhos para o Brasil.

E, se quiser conhecer mais um vinho grego que recomendamos, também produzido pela Cavino, clique aqui.

Ou, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos